Agora é lei e royalties do pré-sal irão para educação e saúde

A lei foi sancionada pela presidenta Dilma sem vetos. 75% dos recursos irão para a educação e 25% para a saúde

A presidenta da República Dilma Rousseff sancionou, sem vetos, na tarde desta segunda-feira (09/09),  a lei que destina 75% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para educação. A solenidade contou com a participação do presidente da Câmara, dos ministros da Saúde e Educação, além de deputados, senadores e estudantes.

Em seu discurso, a presidente Dilma pediu licença para agradecer, primeiramente, ao deputado André Figueiredo (PDT-CE), relator do projeto na Câmara, pelo seu empenho para aprovar a matéria. ?O deputado André, aguerrido relator do projeto,  que com dedicação, trabalhou para a construção de um texto de consenso, brigando até o fim por uma lei que destinasse mais recursos para a educação e a saúde.?

A presidente lembrou que com esses recursos dos royalties para a educação o Brasil poderá chegar ao mesmo patamar que os países desenvolvidos. ?Vamos transformar o Brasil! Aumentar a independência do nosso país. Porque com educação de qualidade, todos os brasileiros serão independentes, livres e felizes?

O ministro da Educação também reconheceu o papel fundamental do relator para a aprovação da matéria no Congresso. ?Hoje é um dia histórico para a educação brasileira. É o maior legado que poderíamos deixar para as futuras gerações?.

Para o relator, deputado André Figueiredo, a aprovação dessa lei é uma vitória do Brasil: ?Essa é uma vitória de todos que defendem a educação. Os estudantes, as entidades estudantis, como a UNE e a UBES, e de professores como a CNTE, que fizeram pressão social e mostraram o que a população brasileira queria. É uma vitória de todos os parlamentares que aprovaram esse texto, inclusive dos parlamentares governistas, que negociaram conosco o melhor texto possível para a educação e a saúde. E é uma vitória também da presidenta Dilma, que iniciou essa discussão e nos confiou a oportunidade de disponibilizar recursos importantíssimos para a educação e para a saúde, e assim melhorar a vida da população brasileira. Parabéns a todos nós!?

O que achou?

Deixe sua opinião aqui!