138 cidades do Ceará choveu mais que Itapipoca até hoje, no mês de março

No mês de fevereiro de 2014, em 62 municípios do Ceará choveu mais que Itapipoca. As precipitações na terra dos três climas foram muito abaixo da média esperada para o 2° mês do ano. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia - FUNCEME, no período, é normal chover cerca de 172,4 mm em Itapipoca, mas somente 135,2 mm foram detectados, comprovando uma distribuição irregular.

No mês de março, a situação é mais dramática, pois em 138 cidades do Estado choveu mais que Itapipoca, registando apenas 83,4 mm até aqui.

Conforme levantamento realizado junto a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos - Cogehr, é possível perceber que o nível dos açudes está diminuindo, notadamente no Gameleira que no início do ano tinha 12.150 milhões de metros cúbicos de água e hoje, 18, tem 10.750 hm3. A esperança é a passagem do equinócio, que ocorre anualmente no dia 20 de março, é o fenômeno onde a duração do dia é idêntica à da noite e os hemisférios Norte e Sul recebem a mesma quantidade de luz que influencia diretamente na quadra chuvosa.

Por Flávio Teixeira

O que achou?

Deixe sua opinião aqui!