Com mais um mês de queda nos roubos de cargas, o Ceará já registra uma redução de 64% no acumulado dos nove meses, em 2019.
No ano passado, 209 crimes foram contabilizados durante o mesmo período. Neste ano, esse número caiu para 75. Os dados foram copilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Essa modalidade criminal está inserida nos Crimes Violento Contra o Patrimônio (CVP), que chega ao seu 28° mês de redução em todo o território cearense.
Uma das políticas que impactaram diretamente na redução dos índices foi o combate aos crimes de mobilidade em geral (roubos) em todo o território cearense. Para isso, o Governo do Ceará instalou mais de 3.200 câmeras de videomonitoramento, que atuam em conjunto com a inteligência artificial do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia).
Tudo isso se soma ao aprimoramento das estratégias e o fortalecimento da expertise dos policiais, que passam a traçar ações que culminam na melhoria dos índices. O mês de setembro apresentou uma redução de 60%, indo de 20 crimes desse tipo, em 2018, para oito, em 2019.